O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Uma noite para ficar na história: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto realizam concerto musical para milhares de pessoas no Centro Histórico de Ouro Preto

Uma noite para ficar na história: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto realizam concerto musical para milhares de pessoas no Centro Histórico de Ouro Preto

Imagem: Wandrey Cristiano

Por: Marcos Delamore

A noite do dia 24 de maio vai ficar marcada na história da Cidade Patrimônio Mundial. Na união da música com a história, Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto transformaram a Praça Tiradentes no verdadeiro epicentro de sons, ritmos e harmonias. O espetáculo reuniu milhares de ouropretanos e visitantes, pelas principais e históricas ruas de Ouro Preto, para contemplar e vivenciar uma experiência única, que conecta o clássico da música de concerto com os elementos tradicionais da Música Popular Brasileira (MPB).

Após treze anos, o artista pernambucano e a Orquestra retornam à primeira capital de Minas Gerais para entoar e orquestrar “Valencianas”, álbum colaborativo dessa parceria e um marco histórico da música brasileira. No repertório do concerto, estavam os principais clássicos de Alceu Valença, como: “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol”, “Como Dois Animais”e “Táxi Lunar”, e outros sucessos da MPB. Um ponto inédito da noite foi a presença de novos arranjos assinados por Mateus Freire, com direção de cena de Paulo Rogério Lage e regência do maestro Rodrigo Toffolo.

O maestro Rodrigo Toffolo, durante o espetáculo, ressaltou os cinco anos de parceria com o Instituto Cultural Vale pela valorização da música e para o fomento ao acesso à cultura. “Comemoramos, hoje, 25 anos, e, também, os cinco anos do Instituto Cultural Vale, que oferece esse concerto e a quem eu faço minha homenagem, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Meu agradecimento à Prefeitura e ao Instituto Cultural Vale”, disse.

O ano de 2025 celebra a diversidade, versatilidade e excelência no trabalho da Orquestra Ouro Preto. Ao longo da temporada, a sofisticação e a emoção dos arranjos sinfônicos levam para todo o país e para o mundo concertos e apresentações da parceria com Alceu Valença. A turnê na Europa já percorreu sete cidades, com destaque para Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim.

O Projeto Valencianas foi instituído em 2010 para comemorar os 40 anos de carreira de Alceu Valença e marcou uma experiência inédita na trajetória do cantor e um novo capítulo na música brasileira. A parceria se tornou um sucesso absoluto de público, que, a cada concerto, esgota os ingressos para contemplar o espetáculo. A colaboração entre o artista e a orquestra recebeu o Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria de Melhor Álbum do Ano.

Imagem: Naty Torres

Referência nacional e internacional, a Orquestra, uma das formações mais inovadoras e consistentes do país, completa 25 anos de trajetória e, em celebração a esse marco, fará uma temporada comemorativa, com um ano repleto de surpresas e encontros musicais. A programação reflete o legado, a história e o papel de vanguarda da Orquestra para o cenário musical brasileiro.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni