Imagem: Reprodução
Por: Marcos Delamore
Novos radares de velocidade serão instalados em Ouro Preto e devem entrar em operação nos próximos meses. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, anunciou uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para a instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica em um dos trechos da rodovia BR-356, na cidade histórica. O comunicado foi dado pelo secretário Moisés dos Santos, em entrevista à Rádio Real FM.
De acordo com informações do secretário, seis equipamentos serão utilizados para medir a velocidade de veículos em doze faixas, entre o perímetro do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto e a entrada da Unidade de Conservação do Parque Estadual do Itacolomi.
“Estamos finalizando, em conjunto com a Secretaria de Obras, a reinstalação de radares que haviam sido retirados e a implantação de dois novos equipamentos na região, totalizando doze faixas monitoradas”, explicou Moisés.
A iniciativa de implementar os radares na localidade objetiva reforçar a segurança no trânsito, impedir infrações e colaborar para a redução de acidentes em um dos trechos mais críticos da rodovia. Os locais onde estão sendo colocados os medidores de velocidade foram escolhidos mediante a estudos técnicos e dados de tráfego, que informaram para um alto e contínuo fluxo de automóveis, além do elevado número de acidentes.
A expectativa para ativação dos equipamentos é de ocorrer em breve, e busca ser uma resposta imediata para reduzir condutas de risco nas vias e garantir uma maior responsabilidade por parte dos motoristas. Serão emitidas autuações para os condutores que infligir os limites de velocidade pré-estabelecidos e realizar infrações nas faixas monitoradas.
Outra medida importante desenvolvida pela Secretaria de Segurança e Trânsito foi o investimento em introduzir semáforos, no bairro Alto da Cruz. O local é conhecido pela dificuldade de acesso e pelos frequentes congestionamentos ocasionados pelo fluxo de veículos na via. A medida serve para controlar e organizar a passagem de carros, motos, ônibus e demais automóveis, além de evitar colisões e aumentar a eficiência do trânsito.
Para o secretário, a sinalização tem trazido resultados positivos: “O semáforo está em fase de adequação, mas percebemos que já contribuiu para resolver o problema naquele cruzamento. Se necessário, faremos ajustes”, informou.
Os pontos onde estão localizados os medidores de velocidade serão devidamente sinalizados, garantindo orientação e clareza aos condutores.