Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
Ouro Preto está em festa. No dia 08 de julho, a Cidade Patrimônio Mundial completou 314 anos de cultura, encanto, memória e legado histórico para a formação do município e do país. Para marcar esse aniversário tão especial para os ouro-pretanos de nascimento e de coração, o tradicional Campo da Barra recebeu a partida entre a Seleção de Ouro Preto e a equipe sub-20 do Itabirito Futebol Clube, válida pela celebração desta data icônica. Outros dois jogos também foram realizados entre os times, nas categorias sub-15 e sub-17.
O evento esportivo uniu a comunidade ouropretana em torno da paixão pelo esporte mais popular do mundo e despertou as mais autênticas emoções nos jogadores e torcedores, que vibraram e comentaram cada lance do amistoso. Ouro Preto respira e vive o futebol, destacando a importância do esporte nas instâncias da vida cotidiana e para o desenvolvimento das interações sociais e a promoção da cidadania no município mineiro.

O amistoso entre as equipes, um clássico regional, teve entrada gratuita e foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto e pela Secretaria Municipal de Esportes, incentivando a prática de esportes e promovendo o lazer e momentos de animação e entusiasmo para todos os amantes das modalidades esportivas.
O secretário de Esportes de Ouro Preto, Marco Antônio de Freitas, o Marquinho do Esporte, destacou a programação especial que une esporte e cultura para o aniversário da cidade histórica. “Hoje é um dia muito importante. Estamos representando o município de Ouro Preto, nesta data especial, comemorando 314 anos e mostrando nossos atletas, para, quem sabe, se tornarem profissionais e representar nossa cidade. O mais importante de tudo é a semana de aniversário de Ouro Preto, na qual a Secretaria de Esportes elaborou um calendário interessante, com corridas, futebol, vôlei e outras modalidades. Gostaria de agradecer a gestão do prefeito Angelo Oswaldo e da vice-prefeita Regina Braga por entenderem a importância do esporte para o nosso município. O esporte é vida, o esporte é saúde e o esporte tem o poder de transformar vidas”, celebrou Marquinho.
A parceria entre a administração municipal e o clube mineiro fez com que a partida se sucedesse. O gerente das categorias de base, Antônio Cândido, explicou que o evento é uma ação que visa valorizar os atletas ouro-pretanos que hoje integram o elenco de base do clube. “A ideia é trazer atletas da nossa base, incluindo jovens de Ouro Preto, para representar o clube e mostrar os frutos dessa parceria”, mencionou Antônio Cândido.
A Seleção de Ouro Preto contou com a presença marcante de Vinicius Xavier, conhecido carinhosamente, no âmbito futebolístico, como Foguinho. O jogador soma passagens importantes por grandes equipes brasileiras, como: Amazonas, Brusque, CSA, Chapecoense, Pouso Alegre, São Bento e Vitória. Assumindo a camisa dez do time ouropretano, no amistoso, o atleta concedeu entrevista exclusiva ao Jornal O Liberal Inconfidentes e comentou sobre a expectativa para o jogo. “Para mim é um privilégio. Sou de um distrito de Ouro Preto, de Santo Antônio do Salto, e hoje é aniversário da cidade. É uma oportunidade boa de jogar contra a grande equipe do Itabirito e espero que a gente faça um bom jogo e saia com a vitória”, afirmou.

Ao lado de Foguinho, o capitão da Seleção de Ouro Preto, Pepeu, conduziu, com experiência, cada jogada em prol do resultado positivo e demonstrou respeito pela equipe adversária. “É um prazer participar dessa partida contra a equipe do Itabirito. Agradeço demais e espero que a gente possa fazer um grande jogo nesse dia especial para Ouro Preto e trazer a vitória”, detalhou.
Selecionado para compor o time de Ouro Preto, Ricardo Sarri comentou a sensação de representar a cidade na partida. “É um prazer muito grande representar a cidade de Ouro Preto nesse amistoso contra o Itabirito. Foi um processo de seleção entre vários jogadores e ficamos muito honrados em vestir a camisa da nossa cidade. A expectativa é muito grande contra essa equipe qualificada e esperamos mostrar o poder do futebol ouropretano nesse jogo”, revelou.
Pelo lado da equipe do Itabirito Futebol Clube, quem conversou com o jornal foi o lateral-direito, João Vitor, que comemorou a oportunidade de atuar nos gramados da cidade histórica de Ouro Preto e em uma data única. “Feliz pela oportunidade de prestigiar a cidade e esse evento. A expectativa para o jogo é demonstrar o que a gente vem trabalhando. Viemos de uma boa sequência no Campeonato Mineiro e vamos fazer o nosso melhor”, disse.
Um dos pontos de destaque na tarde histórica do aniversário de Ouro Preto foi o pontapé inicial, dado pelo prefeito Angelo Oswaldo, entregando a bola para o time ouropretano dar início à partida e celebrar o dia que entrou para a história do município. As páginas históricas ganharam um novo capítulo esportivo com esse amistoso simbólico, que envolveu a comunidade para comemorar o aniversário de Ouro Preto e valorizar o esporte local.