Imagens: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
Ouro Preto, a Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, respira arte e cultura durante todo o ano, mas é julho o mês mais especial do calendário cultural do município. Entre os dias 03 e 30 de julho, o Festival de Inverno leva músicas e atividades culturais para todos os cantos de Ouro Preto, celebrando a riqueza da cultura popular ouro-pretana. O festival acontece no inverno encantador das ladeiras e morros de Ouro Preto, cenário autêntico e apropriado para reunir as principais atrações nacionais.
Ao longo de suas cinquenta e oito edições, o tradicional Festival de Inverno é um dos eventos que impulsionam a economia local, com geração de empregos e renda. A programação é totalmente gratuita e o público poderá contemplar os shows de Capital Inicial, Johnny Hooker, Letrux, Mart’Nália, Sambô, Turma do Pagode, Vanessa da Mata, e muito mais.
O tema deste ano é “Entre Minas e memória, Ouro Preto vive: uma celebração da cultura popular”, ressaltando a cultura, a história e a memória do povo ouro-pretano. Mais de 60 artistas e técnicos estarão envolvidos em espetáculos de música, teatro, dança, exposições, cultura popular e atividades recreativas, espalhadas por diversos espaços do município.
O secretário de Cultura, Flávio Malta, anunciou a programação completa do Festival de Inverno de Ouro Preto 2025, nesta quarta-feira (02), e reiterou o reconhecimento de Ouro Preto na história de Minas Gerais e a valorização dos artistas locais, que irão se apresentar durante o evento cultural. “O Festival de Inverno é um dos maiores geradores de fluxo turístico para Ouro Preto. O evento valoriza o artista local e promove a cultura da cidade para além dos muros da cidade. Entre Minas e memória, ressaltamos a importância de Ouro Preto na história de Minas Gerais. Começamos a programação no dia 03 de julho”, disse.
A Prefeitura de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizaram uma programação plural, intensa e acessível para ocupar os espaços públicos com arte e proporcionar experiências inesquecíveis e enriquecedoras para os moradores e visitantes.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), celebrou a articulação da administração municipal com entidades e outras parcerias para a promoção do Festival de Inverno na cidade histórica. “O Festival de Inverno tem que ser esse somatório de parceiros, de contribuições para que tenhamos uma grande programação ao longo do mês de julho. Estamos em plena sintonia com a UFOP para a promoção de oficinas, manifestações culturais e apresentações nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade”, afirmou Angelo.

Neste ano, por questões judiciais, as principais atrações do festival acontecerão na Praça da UFOP, em frente ao Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Pilar. A estrutura montada foi pensada para atender um público de até 8 mil pessoas no espaço interno, além de áreas externas preparadas para receber mais público, com praça de alimentação e banheiros.
A coordenadora do Centro de Artes e Convenções da UFOP, Júlia Pena, enalteceu a parceria da Prefeitura Municipal com a UFOP para a realização de shows e outras atividades nas instalações da universidade.
“Abraçamos o Festival de Inverno e outros eventos no Centro de Artes e Convenções, que está disponível para receber atrações tanto na Praça da UFOP quanto na área interna do espaço. É uma parceria estreita que temos a melhorar a cada ano que passa. Contem sempre com a UFOP”, enfatizou Júlia.
Flávio Malta também ressaltou os cuidados com a organização e os preparativos para atender o público durante o evento. “Se no Centro de Convenções cabem 8 mil pessoas, teremos mais 4 mil pessoas no espaço da rua. A estrutura contempla telões, banheiros e praças de alimentação nas imediações. Caso o público extrapole esse número considerável de pessoas, a Avenida Vitorino Dias poderá ser ajustada como um camarote para o público ver os shows”, esclareceu.
A programação do evento reúne música, teatro, cortejos, lançamento de livros, dança e cultura popular de 03 a 30 de julho, até a meia-noite. Para esta edição, o Consórcio Rota Real irá disponibilizar o transporte público para os moradores e visitantes ao longo do Festival de Inverno. A partir do dia 08 de julho, a Tarifa Única no transporte coletivo entra em vigor e todos pagarão apenas dois reais para se locomover para a sede e os distritos.
Confira os destaques da programação:
03 DE JULHO
– Casa de Gonzaga: Folia do Divino, às 18h
– Casa da Ópera: Abertura Oficial, às 20h
– Casa da Ópera: Sérgio Pererê, às 20h
05 DE JULHO
– Praça da UFOP: Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown, às 22h
06 DE JULHO
– Praça da UFOP: Turma do Pagode, às 21h
07 DE JULHO
– Praça da UFOP: Capital Inicial, às 22h
08 DE JULHO
– Praça da UFOP: Vanessa da Mata, às 20h
12 DE JULHO
– Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto: Batalha da Pracinha – Edição 131, às 19h
18 DE JULHO
– Praça da UFOP: Mart’Nália, às 22h
19 DE JULHO
– Praça da UFOP: Abertura da Parada LGBTQIPN+, às 16h; Jaloo, às 17h; Letrux, às 19h; Johnny Hooker, às 21h.
20 DE JULHO
– Praça da UFOP: Sambô, às 20h