Imagem: Arquivo Daniel Marcos / Por: Victória Oliveira
Os preparativos para a Cavalhada Mirim de Amarantina já começaram. Com início dos ensaios marcado para este sábado (19), as crianças, acompanhadas de seus responsáveis, já iniciaram os cuidados com os animais e vão passar a se reunir sob a coordenação de Daniel Marcos (Dadá) e Tadeu Nathan, ambos antigos cavalheiros mirins e hoje participantes da Cavalhada Adulta.
Durante a Festa de São Gonçalo do Amarante, realizada em setembro, as Cavalhadas Mirim, Juvenil e Adulta já são tradição no distrito. Neste ano, a Cavalhada Mirim terá um papel ainda mais especial: vai acontecer com antecedência, abrindo oficialmente a festa e inaugurando também uma novidade no calendário, que será a extensão da programação por dois fins de semana consecutivos, ou seja, de 12 a 22 de setembro.

Imagem: Arquivo Daniel Marcos
Criada em 1998, a Cavalhada Mirim chega à sua 28ª edição em 2025. Segundo os coordenadores, a nova geração de cavalheiros e amazonas já demonstra entusiasmo, e muitos deles são filhos e filhas de antigos participantes. “O público pode esperar muitas surpresas e momentos de grande emoção. Tudo está sendo preparado com muito amor”, destacam. As crianças interessadas, de 6 a 12 anos, podem procurar Daniel ou Tadeu nos sábados de ensaio, a partir das 14h, no Parque de Cavalhada de Amarantina.
As Cavalhadas de Amarantina são uma das mais tradicionais manifestações culturais de Ouro Preto, consideradas Patrimônio Imaterial do município desde 2011. Encenando os embates entre exércitos Cristão (azul) e Mouro (vermelho), a Cavalhada transforma o campo principal do distrito em uma verdadeira arena, mas de celebração.