Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
O vereador Ronaldo Bento (PSDB) apresentou, na Câmara Municipal de Mariana, o Requerimento nº 152/2025, que solicita informações detalhadas e maior transparência da mineradora Samarco na divulgação de informações sobre o processo de recontratação dos demitidos após o rompimento da Barragem de Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, em 2015.
O documento, apresentado no dia 09 de outubro, busca a realização de uma reunião conjunta entre a Samarco, o Sindicato Metabase de Mariana e os empregados interessados para tratar sobre o cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa para com os trabalhadores desligados de seu quadro de profissionais.
Durante a sessão ordinária, o parlamentar justificou a importância do pedido e pediu suporte à força de trabalho local.
“A nossa preocupação com esse requerimento é verificar quantas e quais pessoas de Mariana foram readmitidas a partir do compromisso assumido. Pedimos que a Samarco apresente esse quantitativo de profissionais que compunham o quadro anterior e o atual, no que diz respeito aos recontratados, dando condição e cumprimento ao acordo assim tabulado com essa Casa, o Ministério Público e os demais atores que trabalham em favor dos nossos cooperadores da cidade de Mariana e prestaram serviço para a Samarco”, afirmou Ronaldo Bento.
Segundo o requerimento, há quase 10 anos, a Samarco firmava um acordo com os empregados, no qual, em uma de suas cláusulas, continha a diretriz de recontratação dos trabalhadores desligados, assim que as atividades produtivas fossem retomadas.
O vereador Pedrinho Salete (PSDB) manifestou apoio à proposta, ressaltando a importância do encontro e das informações solicitadas. Por unanimidade de votos favoráveis, o Plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão da última quinta-feira (9), o requerimento do vereador Ronaldo Bento, que convida a Samarco para apresentar os dados acerca do quantitativo de profissionais recontratados pela instituição.