No último mês, o Cine Teatro estava fechado para reformas. Imagem: Amanda de Paula Almeida
Por: Amanda de Paula Almeida
Na noite desta terça-feira (1º), foi realizada a abertura oficial do Festival de Inverno de Mariana, intitulado “EntreLaços”, em conjunto com a reinauguração do Cine Teatro Municipal (antigo SESI). O prefeito Juliano Duarte (PSB) não compareceu ao evento devido à agenda em Londres, onde acompanha a audiência preparatória da segunda fase do julgamento do Caso Mariana. Em sua ausência, a vice-prefeita Sônia Azzi e o secretariado representaram o Executivo municipal.
Nas últimas semanas, o imóvel permaneceu fechado para reformas que incluíram: revitalização completa da fachada e das portas; pequenos reparos estruturais; aplicação de resina nas pedras da entrada principal; pintura dos banheiros, da galeria e das paredes acarpetadas; limpeza e higienização das poltronas e cortinas do palco; manutenção e reforma dos aparelhos de ar-condicionado; troca completa da iluminação cênica e aquisição de uma nova mesa de som e luz; modernização do sistema de sonorização; substituição dos extintores de incêndio e luzes de emergência; troca das borrachas das rampas laterais, balizadores e lâmpadas; fechamento e remobilização do piso do palco; além de manutenção detalhada da parte elétrica.
Reinauguração do Cine Teatro e lançamento do Festival de Inverno
Durante a cerimônia, o secretário de Patrimônio Cultural, Eduardo Batista, destacou a importância simbólica e prática da reabertura do espaço. “Nós fizemos uma reforma dentro do que conseguimos e muitas outras coisas ainda vão acontecer nesse espaço. Mas hoje os artistas Marianenses e os artistas de fora terão a oportunidade de se apresentar nessa caixa cênica, nesse palco italiano, apresentando aí todo o seu ofício que é a arte.”, afirmou.
O tema do festival deste ano, “EntreLaços”, reforça o espírito de união entre diferentes setores da administração pública e a comunidade artística. Segundo o secretário, o conceito simboliza o trabalho conjunto entre secretarias, poder executivo e população na construção de uma política cultural viva, inclusiva e participativa.

Vice-prefeita, secretariado e representante da Câmara Municipal estiveram presentes. Imagem: Amanda de Paula Almeida
Com mais de 90 atrações previstas na programação, o festival celebra a cultura como vetor de desenvolvimento sociocultural e econômico, com destaque para os artistas locais, que abriram a programação oficial da noite de reinauguração. “É muito importante que nós recebamos nesse palco atrações de fora para diversificar a nossa economia criativa, para diversificar o nosso calendário cultural. Mas como os nossos artistas aqui de Mariana passaram muito tempo se apresentando com um espaço sucateado, com o mínimo de condições, nada mais justo e necessário que os artistas Marianenses abram esse templo de arte que hoje marca o Festival de Inverno.”, concluiu Eduardo Batista.
Para marcar a reinauguração do Cine Teatro e o início do Festival de Inverno, duas apresentações aconteceram após o descerramento da placa inaugural. A primeira foi a tradicional dança das fitas de Monsenhor Horta, distrito de Mariana, cujo nome inspirou o título do festival: “EntreLaços”.
Em seguida, a artista Ingrid Ribeiro apresentou o espetáculo “Luzes da Memória”, que revisitou a trajetória histórica do Cine Teatro por meio de vídeos, cantigas, danças e depoimentos. A apresentação contou com a participação de músicos e percussionistas locais, produções audiovisuais de empreendedores marianenses e a colaboração de integrantes dos projetos Recria Vida e Cria.

Tradicional Dança de Fitas de Monsenhor Horta. Imagem: Amanda de Paula Almeida