Imagem e Texto: Marcos Delamore
A Câmara Municipal de Mariana se transforma em palco de celebração da arte e memória com a primeira edição do Cenárium Cultural. O evento, que acontece no dia 31 de janeiro, das 14 horas às 18h30, reúne teatro, música e feira criativa, tudo protagonizado por artistas e produtores locais.
Com entrada gratuita e uma programação intensa, o encontro promete promover experiências sensoriais e uma viagem pelo conhecimento e pela história da primeira vila de Minas Gerais, para pessoas de todas as idades. O evento é realizado pela Associação de Culturas Gerais (ACG), em parceria com a Câmara de Mariana, com patrocínio da Samarco Mineração e apoio da Prefeitura Municipal.
Durante a apresentação do projeto à imprensa, nesta terça-feira (20), os organizadores explicaram que a proposta é transformar o espaço histórico da Câmara e seus arredores em um ambiente de vivência cultural, pertencimento comunitário e valorização da produção local, além de estimular o turismo de base comunitária.

Para o presidente da Câmara, Ediraldo Ramos (PSB), a história da cidade está atrelada ao objetivo central do projeto, que busca tornar a Casa Legislativa em um ponto de encontro na cidade. “Moramos em uma cidade cultural e nada mais interessante do que realizar essa primeira edição do evento. Esperamos fazer uma grande programação cultural para toda a população”, disse o parlamentar.
Programação
Na edição inaugural do evento, cerca de 15 empreendedores marianenses foram contemplados, via edital, para participar da Feira de Artesanatos e do Mercado de Sabores e Artes, espaços voltados à cultura popular, à gastronomia e à promoção da economia criativa.
Miriam Rocha, diretora criativa da ACG, destacou o caráter simbólico do evento com a identidade da população de Mariana. “Convidamos a todos os marianenses para participar das oficinas, acompanhar o trabalho e a produção dos artesãos, de ver a peça teatral, e, o principal, o fechamento do evento com o Coral Canarinho, que completa 30 anos de existência, e o Quarteto Terra Sonora. Aguardamos todos vocês”, frisou.
O público poderá participar de:
● Vivência Cênica Guiada: Atores conduzirão o público por histórias da Câmara em cinco sessões de 30 minutos, com retirada de ingressos no local.
● Oficinas: Atividades de crochê, bordado livre e confecção de colares para crianças a partir de 6 anos.
● Cabine Fotográfica: Registro gratuito com fundo artístico de Haroldo Elias.
De acordo com a chefe de Patrimônio e Turismo da Câmara de Mariana, Michele Maria, a intervenção cultural resgata a conexão do cidadão marianense com a cidade e estimula a visitação à Casa de Leis. “O nosso principal intuito é trazer a população de Mariana mais próxima da Casa e mostrar toda a valorização, a cultura e a história desse espaço. Também pensamos em criar atrativos para os turistas que visitam e gostam muito da Câmara”, reiterou.
O Cenárium Cultural é um evento aberto ao público, que convida a todos para celebrar a história, a arte e a memória de Mariana de uma forma leve e autêntica. A iniciativa da organização é a de permitir que as pessoas levem suas próprias cadeiras de praia e tecidos para se assentarem e acompanharem as apresentações.