O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
3 min

Pai e filha detêm suspeito após compras indevidas com cartão furtado, e GCM localiza outros dois envolvidos em Itabirito

Pai e filha detêm suspeito após compras indevidas com cartão furtado, e GCM localiza outros dois envolvidos em Itabirito

Imagem: GCM Itabirito / Victória Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (4/12), três homens (de 30, 38 e 41 anos) foram presos em flagrante em Itabirito após serem encontrados usando um cartão furtado no dia anterior. A vítima, uma jovem que estava acompanhada do pai, reconheceu os autores depois de ser notificada pelo banco sobre compras realizadas sem autorização. O pai da jovem conseguiu conter um dos suspeitos e os outros foram encontrados e apreendidos pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O furto da carteira havia ocorrido na quarta-feira (3/12). Já na quinta, as notificações de compras levaram a jovem e o pai a um dos estabelecimentos onde o cartão havia sido utilizado. No local, eles encontraram três indivíduos tentando realizar novas transações. Ao perceberem que haviam sido descobertos, dois homens fugiram, enquanto o terceiro foi contido pelo pai da vítima até a chegada da Guarda, acionada pelo Centro de Operações da Prefeitura.

Os agentes encontraram o suspeito imobilizado na Praça Coronel Baêta, no Centro de Itabirito. A jovem relatou que sua carteira havia sido levada com documentos, cartões bancários e uma quantia em dinheiro, e que tomou conhecimento das compras indevidas ao receber alertas do banco. As transações haviam sido realizadas em estabelecimentos como o Xodó da Terra e a loja Farid, além de tentativas em uma mercearia da cidade.

O suspeito detido admitiu ter participado do uso do cartão e indicou quem eram os dois comparsas. Com ele, a Guarda encontrou uma porção de maconha e outro cartão, sem procedência explicada. As guarnições iniciaram buscas pela cidade e localizaram os dois homens, reconhecidos pelo primeiro detido. Um deles ainda afirmou ter cometido, anteriormente, outro furto envolvendo cartão e documentos, segundo o relato da GCM.

Os três foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, em Ouro Preto. A Guarda também entregou os cartões recuperados, a substância apreendida e outros materiais encontrados durante a ação. Imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos e do município auxiliarão na investigação.

Embora a iniciativa da vítima e seu pai tenha contribuído para a identificação e prisão dos suspeitos, especialistas alertam que situações desse tipo podem oferecer risco. Abordar suspeitos sem preparo pode ser perigoso, já que não há como prever se a pessoa está armada ou se pode reagir com violência. A orientação geral é que a população acione imediatamente as forças de segurança ao notar movimentações suspeitas e aguarde a chegada das equipes treinadas para esse tipo de situação.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni