Imagem: Pablo Jacob/ Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo / Marcos Delamore
A Prefeitura de Mariana criou um comitê para promover o planejamento de ações de combate à adulteração de bebidas e garantir a segurança dos consumidores e da população local. O anúncio foi feito pela administração municipal com representantes da Secretaria de Saúde.
De acordo com a Portaria Nº 14, que institui o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento às Intoxicações por Metanol, a medida tem o objetivo de planejar, desenvolver e coordenar ações de vigilância, prevenção e resposta a possíveis casos de intoxicação pelo produto químico no município.
O comitê é integrado por representantes de diferentes frentes da Secretaria de Saúde, abrangendo os setores de vigilância, assistência, planejamento e atenção primária, além de profissionais da UPA 24h e do Hospital Monsenhor Horta. Entre os nomeados, estão:
● Marilene Romão Gonçalves – Secretária Municipal de Saúde
● Ludmila Simone Gonçalves Gomes – Subsecretária de Vigilância em Saúde
● Larissa Souza de Oliveira – Subsecretária de Assistência à Saúde
● Eliane Cristina Coleta – Subsecretária de Planejamento em Saúde
● Kelem Cristina Ramos de Freitas – Coordenadora de Apoio Administrativo e Planejamento
● Bruna Cristina Batista – Coordenadora de Vigilância Sanitária
● Thaís Cristina Rodrigues Vieira – Enfermeira da Vigilância Epidemiológica
● David Geraldo Santos de Oliveira – Enfermeiro da Saúde do Trabalhador
● Luciana do Carmo Oliveira – Coordenadora da Atenção Primária
● Luciana de Oliveira Silva – Coordenadora do Laboratório Municipal
● Adriano Quatorze Voltas – Diretor Técnico da UPA 24h
● Gustavo Kneipp do Valle Motta – Gerente Assistencial de Enfermagem
● Enara Karine Braz de Souza – Coordenadora da Assistência Farmacêutica
● Heby Mirian Gomes Medeiros Oliveira – Representante do Hospital Monsenhor Horta
A ação coordenada da Prefeitura de Mariana e Secretaria de Saúde para combater a circulação de produtos adulterados terá a responsabilidade de elaborar e implementar estratégias de conscientização sobre os perigos do consumo de bebidas sem procedência comprovada, além de promover capacitações aos profissionais da saúde sobre o reconhecimento e o manejo adequado de casos suspeitos de intoxicação por metanol.
Outra entidade envolvida no comitê é a Vigilância Sanitária de Mariana, que atua em ações estratégicas direcionadas à conscientização dos habitantes do município mineiro sobre os riscos do consumo da substância química e à fiscalização preventiva dos comércios, orientando sobre a compra e venda de bebidas apenas de fornecedores regularizados, a verificação dos rótulos e selos fiscais e a importância de manter a procedência dos produtos comercializados.
A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um plano de ação em que consta instruções técnicas indicadas aos profissionais e unidades de saúde, com a finalidade de ampliar a detecção precoce pelo sistema de vigilância, o tratamento adequado e a comunicação imediata dos casos.