O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
4 min

Estreia do Iron Runner na Primaz de Minas termina com vitória de marianense

Estreia do Iron Runner na Primaz de Minas termina com vitória de marianense

Corredores enfrentam percursos técnicos de 7, 14 e 21km pelas paisagens de Mariana. Imagem: Divulgação/ Iron Runner Brasil

Por: Amanda de Paula Almeida

Neste domingo (8), aconteceu a estreia de Mariana no calendário do Iron Runner Brasil. O evento, composto por trilhas desafiadoras e paisagens exuberantes típicas de Minas Gerais, terminou com a vitória de uma atleta marianense na categoria principal do evento.

Sandro Arcanjo, marianense, conquistou a vitória geral no percurso mais longo, de 21km: “Minha primeira vez no Iron Runner, e sair vitorioso é motivo de muita felicidade. Correr em casa e vencer é uma emoção imensa, motivo de orgulho. (…) A estrutura da prova foi excelente, e isso faz toda a diferença para quem já participa de várias competições”, afirmou.

Já no feminino, o topo do pódio também ficou com uma mineira, Isabela Germano, de Barbacena, que aproveitou o momento para celebrar não só a vitória, mas também a experiência do trajeto. “Foi minha segunda vez na prova e continuo encantada. O percurso é técnico, com trilhas travadas e desafiadoras, mas também muito bem-sinalizado. Além disso, Mariana mostrou que abraça o esporte. Cruzar a linha de chegada é sempre uma emoção indescritível. A gente, mulher, é forte, capaz de conquistar o que quiser”, destacou.

A prova começou com as largadas na Praça Gomes Freire, o Jardim, e os atletas competiram em percursos de 7, 14 e 21 quilômetros. Além dos desafios físicos dos trechos desafiadores, as paisagens naturais também foram um ponto alto das provas: “A gente sempre busca lugares que unam desafio e beleza, e Mariana entregou tudo isso. O trajeto é único, com trechos técnicos, mata preservada e, ao mesmo tempo, estrutura para receber bem os atletas. A relação entre esporte, meio ambiente e cultura da cidade tornou tudo ainda mais especial. Foi só a primeira edição, mas já sentimos que Mariana tem vocação para esse tipo de evento”, ressaltou Lucas Fonda, um dos organizadores da prova.

Atletas celebram no pódio da primeira edição do evento na cidade histórica. Imagem: Divulgação/ Iron Runner Brasil

Superação

Entre diversas histórias de superação e motivação dos corredores, destaca-se a de Cláudio Andrade, de Belo Horizonte, que superou um tumor na bexiga em 2022 e encontrou na corrida de montanha um novo propósito. Em sua primeira vez no Iron Runner, Cláudio foi campeão na categoria dos 50 aos 59 anos e 12º colocado no geral dos 21 km: “Já gostava do trail, mas depois do diagnóstico, me agarrei ainda mais ao esporte. Ele me ajudou a mudar de vida, a cuidar da saúde. Saí dos 120 quilos. Ouvi falar muito bem dessa e quis vir. Saio daqui muito feliz”, contou o atleta.

Movimentação no turismo local

O evento Iron Runner movimentou a economia local, com notável aumento no consumo em restaurantes, comércios e visitantes circulando pelas ruas históricas ao longo do fim de semana. “O movimento foi atípico por causa do evento. Tivemos um aumento de pelo menos 50% em relação a um domingo comum. Provas como essa trazem um retorno importante para os comerciantes. Mariana deve manter esse tipo de evento no calendário”, avaliou Celso Neves, proprietário de restaurante. Além da competição, aconteceram apresentações culturais gratuitas ao longo do dia na Praça Gomes Freire, reforçando o caráter plural do evento: esporte, natureza e cultura caminhando juntos.

Pódio representa a força do esporte em Minas Gerais. Imagem: Divulgação/ Iron Runner Brasil

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni