Hélio Petrus, artista plástico e escultor em madeira. Imagem: Arquidiocese de Mariana / Por: Amanda de Paula Almeida
Na última segunda-feira (7), o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, no centro de Mariana, ganhou uma nova galeria dedicada exclusivamente a artistas sacros contemporâneos. O espaço permanente, inaugurado pela Arquidiocese de Mariana, vai abrigar exposições de obras atuais dentro do tradicional acervo do museu.
A iniciativa foi pensada pelo Arcebispo Dom Airton com o objetivo de reconhecer os artistas e as obras sacras contemporâneas. Nesse momento inicial, a galeria contará com apenas três artistas sacros: Elias Layon, pintor e escultor; Hélio Petrus, escultor em madeira; e Rinaldo Urzedo, escultor em pedra-sabão. Entretanto, o Arcebispo ressaltou a intenção de acrescentar mais artistas à exposição nos próximos anos.
O Arcebispo Dom Airton destacou a importância do espaço para os artistas contemporâneos: “Nós temos tantos artistas do passado, mas, hoje, nós vamos abrir um espaço no nosso Museu para esses novos artistas”.

Elias Layon, pintor e escultor. Imagem: Arquidiocese de Mariana
O artista Elias Layon escolheu para a galeria sua obra que mostra Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese de Mariana, envolta de anjos, sendo levada ao céu. O pintor também destacou a importância de expor uma arte no Museu: “não tenho palavras para agradecer a emoção do senhor ter aberto essa porta para a gente. Estou emocionado e orgulhoso de ter uma sala aberta no museu de Arte Sacra, porque esse museu é o nosso ‘Louvre de Mariana’ e região. É o museu mais importante da arte sacra barroca”.

Rinaldo Urzedo, escultor em pedra-sabão, restaurador e canteiro. Imagem: Arquidiocese de Mariana
Já o escultor Hélio Petrus trouxe para a exposição sua peça que representa o anjo Gabriel anunciando à Virgem que ela seria a mãe do Filho de Deus. Por fim, o escultor Rinaldo Urzedo irá expor uma obra que também representa a padroeira da Arquidiocese, Nossa Senhora da Assunção.
As peças em exposição no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra podem ser visitadas de terça-feira à sábado, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Aos domingos, o horário é de 8h30 às 14h.
Fonte: Arquidiocese de Mariana