Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
‘A Polícia Militar de Minas Gerais apresentou os dados referentes à intensificação das ações de segurança, em Ouro Preto, durante o período de celebrações dos 314 anos da Cidade Patrimônio Mundial. De acordo com o órgão, o policiamento assegurou com que não houvesse nenhum crime violento nos locais dos eventos.
Entre os dias 5 e 8 de julho, datas comemorativas da história ouropretana e marco do fortalecimento dos laços entre o povo e sua cultura, a cidade esteve em festa, com shows gratuitos de Carlinhos Brown e Orquestra Ouro Preto (5), do grupo Turma do Pagode (6), da banda Capital Inicial (7) e da cantora Vanessa da Mata, no dia do aniversário da cidade (8).
A estratégia do 52º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais para este ano foi o policiamento diferenciado pelo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) e ordinário 248ª Companhia da PM/52º BPM, caracterizado pela presença visível e ostensiva das forças de segurança, com o objetivo de prevenir crimes, manter a ordem pública e garantir a segurança da população. Essa iniciativa concentrou equipes na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e nas vias públicas situadas nas imediações do Centro de Artes e Convenções da UFOP, ambientes de maior público.
A festa contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, do 52º BPM da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das equipes de apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
As autoridades reforçaram que, com as medidas de segurança aplicadas, os ouropretanos e visitantes aproveitaram a festa com tranquilidade, uma vez que a segurança foi mantida durante todo o evento. A 248ª Companhia da PM/52º BPM se responsabilizou por realizar as atividades de segurança nos demais locais da cidade histórica, durante as atrações. A atuação das forças de segurança pública do município conferiu à PM o acerto no planejamento para as celebrações de aniversário de Ouro Preto.