Imagem: Otávio Honoratto / Por: Victória Oliveira
A cantora Silvia Gomes é o grande destaque do projeto Sextas Abertas, que pela primeira vez realiza uma edição fora da sede, em Ouro Preto. O evento acontece nesta sexta-feira, 11 de julho, em Cachoeira do Campo, distrito onde a artista foi criada. Silvia sobe ao palco da Praça Felipe dos Santos às 20h com o show “Para o Mundo Ser”, uma performance que propõe o samba como espaço de resistência, de encontro e de esperança. Ela será acompanhada pelos músicos Álamo, Tiago Valentim, Gegê Mendes e Danilo Campos.
A programação se estende ao longo de todo o dia, com início às 10h, e reúne atividades gratuitas de diferentes linguagens artísticas e culturais. Além da praça, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo também será ocupada com oficinas e atividades. Entre os destaques está a oficina de xequerês/agbês, que aborda história, movimentos, ritmos, prática e cortejo com os instrumentos, conduzida pela percussionista Gio Paglia, do projeto Agbelas, de alcance internacional.A atividade será realizada das 10h às 17h.
Outro ponto alto da programação é a oficina “Hip-Hop para Crianças”, oferecida pelo coletivo MAJUMA, fundado por Maju, artista que cresceu em Cachoeira do Campo e ganhou projeção nacional ao participar do reality Nova Cena, primeiro reality show musical brasileiro da Netflix. A oficina propõe vivências com dança, música e arte visual e conta também com a participação do coletivo Vila Pobre, grupo de forte expressão na cena do hip hop ouro-pretano.
A oficina de gastronomia “Tesouros da Terra”, conduzida por Karina Moreira, da Olaria Cozinha e Café, moradora do distrito de Glaura, encerra a programação no casarão. Já na praça, às 18h, a banda Forró da Lu se apresenta. O espaço também recebe a tradicional Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia, a apresentação teatral “Histórias de Além-Mar”, com a companhia Ajayô Teatro em Pé, e a exibição do documentário “Mestres de Saberes da Terra”, dirigido por Nayara Trevisani e Emília Alcântara.
Paralelamente à programação em Cachoeira do Campo, a sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, em Ouro Preto, também participa da edição de julho com a realização da atividade “Contracartografias e Artivismos Urbanos”, conduzida por Ângela Poletto. Outras informações e a programação completa estão disponíveis no perfil @sextasabertas, no Instagram.