O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
2 min

Educação de ouro: estudantes de Itabirito se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática

Educação de ouro: estudantes de Itabirito se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática

Itabirito fez bonito na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conquistou duas medalhas de ouro, além de três pratas e de três bronzes. O resultado positivo reafirma o compromisso do município com as políticas públicas de educação.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do Ministério da Educação, a OBMEP é considerada a maior competição estudantil do Brasil. Em sua 19ª edição, realizada no ano de 2024, contou com a participação de 56,5 mil instituições de ensino de mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

“Essa conquista demonstra que o investimento em educação transforma vidas. O ouro desses alunos representa o brilho do trabalho coletivo desenvolvido nas escolas de Itabirito”, destacou a secretária municipal de Educação, Iracema Mapa.

Medalhistas de ouro

As medalhas de ouro foram conquistadas por Igor Brumana de Lima, à época aluno da Escola Municipal José Ferreira Bastos, e Pedro Henrique Chieza, da Escola Estadual Professor Tibúrcio. A cerimônia de premiação da Olimpíada foi realizada nessa segunda-feira, dia 30 de junho, no Rio de Janeiro. A participação dos estudantes itabiritenses foi custeada pelo Governo Federal.

“Estou muito honrado pela oportunidade de representar Itabirito. É gratificante ver que todo o meu esforço nos estudos está dando resultado”, destacou Igor. “Estou muito feliz com a conquista e com o reconhecimento”, completou Pedro Henrique.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos no território nacional. A competição reúne estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, promovendo a inclusão e a valorização da educação por meio da ciência.

Medalhistas de prata

Melyssa Santos (Escola Municipal José Ferreira Bastos) 

Bernardo Santana (Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira)

Eduardo Assis (Escola Municipal José Ferreira Bastos)

Medalhistas de bronze

Lucas Bernardo Páscoa (Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira)

Yan Augusto Souza (Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira)

Isadora Fagundes (Escola Municipal José Ferreira Bastos)

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni