O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Ouro Preto: Projetos “Sextas Abertas” abre inscrições para artistas, oficineiros e artesãos

Ouro Preto: Projetos “Sextas Abertas” abre inscrições para artistas, oficineiros e artesãos

Imagens: Wander Faria / Por: Marcos Delamore

O projeto “Sextas Abertas”, idealizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), abriu o edital de inscrições para artistas, agentes culturais e artesãos que desejam integrar a programação de 2025 da iniciativa. O evento começará na próxima sexta-feira, dia 23 de maio, com ações que destacam as áreas artísticas e culturais.

As propostas deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Arte e Ofícios, da FAOP, e passarão por um processo de análise e curadoria para selecionar as ações que mais se enquadram e dialogam com a linguagem de cada edição do evento. O cadastro e o recebimento de propostas podem ser realizados, ao longo de todo o ano, PELO FORMULÁRIO

Durante o calendário cultural de Ouro Preto 2025, nove edições do projeto prometem atrair o público em geral para oficinas, teatro, atividades musicais, aulas abertas, palestras, mostras de filmes, rodas de conversa, feira de arte, artesanato, gastronomia e outras atrações. Entre os meses de maio e dezembro, serão seis edições na sede do município, uma no distrito de Antônio Pereira, uma em Cachoeira do Campo e outra em Santo Antônio do Leite.

O presidente da FAOP, Wirley Rodrigues Reis, afirmou que o projeto é um espaço para a diversidade e a valorização de artistas locais. “Nossas oficinas e cursos contemplam atividades que vão desde as artes plásticas, visuais e cênicas, à música, ao audiovisual, à expressão corporal e culinária. Além disso, temos palestras e rodas de conversa que abordam sempre temas relevantes e contemporâneos, como forma de dialogar com nosso público”, disse.

Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, informou que a iniciativa busca ressaltar o caráter plural e diverso para atrair os habitantes de Ouro Preto às atividades promovidas pela fundação.

“O projeto reúne múltiplas atividades de diferentes linguagens artísticas e temas culturais transversais em um mesmo espaço. O Núcleo oferece ambientes variados à realização das oficinas, incluindo pátios abertos, ateliês e salas multimídia para palestras. Já na Praça Antônio Dias, acontecem os shows, apresentações teatrais e a nossa tradicional feira de arte e artesanato, com diversos produtores locais. Isso torna o “Sextas Abertas” um projeto multifacetado, capaz de abraçar a comunidade ouro-pretana, incluindo estudantes e visitantes, considerando pessoas de todas as idades”, declarou.

A comunidade ouropretana poderá desfrutar de atividades do projeto em diversos espaços culturais do município. Em 2025, algumas das ações retornam ao histórico Casarão Pedro Aleixo, enquanto outras práticas culturais e artísticas estarão instaladas na Praça Antônio Dias, no Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP e em casas de cultura dos distritos.

A edição de 2025 da iniciativa é patrocinada pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A co-realização é da FAOP, com o apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI Inteligência em Eventos e do Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO:

PROJETO SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025

Dia: 23/05, das 8h às 23h

Local: Sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, Antônio Dias; e Praça Antônio Dias, Ouro Preto – MG

A programação do projeto será divulgada em breve e as inscrições, em caráter contínuo, estão disponíveis pelo formulário.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni