Imagem: Prefeitura de Ouro Preto/ Divulgação / Por: Marcos Delamore
A Prefeitura de Ouro Preto, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria de Desenvolvimento Social anunciaram a realização da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na cidade de Ouro Preto. O encontro, cujo tema é “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, acontecerá no dia 11 de junho, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
O evento é uma oportunidade para fomentar a participação ativa da população ouropretana em debates, na formulação de propostas acerca dos direitos, garantias e inserção de idosos nas instâncias da vida cotidiana, e na construção de políticas públicas para o município mineiro. Ao longo de uma extensa programação, que se inicia às 8h e se estende até às 17h, a conferência se propõe a viabilizar argumentações direcionadas aos cinco principais eixos de discussão. São eles:
● Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais.
● Eixo 2: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.
● Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
● Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
● Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
No encontro, serão apresentadas palestras sobre os eixos acima citados, além da separação dos participantes em grupos temáticos para o levantamento, em conjunto, de proposições, que serão avaliadas e analisadas na plenária final. Se demonstrarem o potencial necessário, as propostas serão encaminhadas às instâncias superiores do governo, podendo ser aprovadas e se tornar leis municipais. O espaço é uma busca por sensibilizar a população e as entidades para promover o desenvolvimento de ações voltadas ao apoio, defesa e proteção dos direitos deste público-alvo.